Atividades

         
ENCONTRO

Livraria Cultura dia 03 de Setembro de 2011.

 
    

 
  

 


 
 



 
    Psicóloga Vera Marques é entrevistada pela TV Tribuna set/2011.


 
    Na esquerda Ana Maria (mãe de estudante), no centro a psicóloga Vera
    Marques e na direita a Profª Vera Borges de Sá do Instituto Scientia.

 
      Coordenadora de Estudos e Pesquisas Profª Vera Borges de Sá do
       Instituto Scientia de Pernambuco.


 






---------------------------------------------------- 

Seminário para monitores no Espaço Ciência em Olinda/PE

 Profª. Dra. Vera Borges fala sobre a sociabilidade das crianças com Superdotação


 
Prof. José Lourenço Neto fala sobre o atendimento aos sujeitos dotados de talento criativo



Diretor do Instituto Scientia Clemir Rocha aborda os aspectos 
teóricos que norteiam a superdotação no Espaço Ciência em Olinda/PE.


-------------------------------------------

Participação na XIII  - CIAEM
Conferência Interamericana de Educação Matemática - Recife/PE

(Diretor do Instituto Scientia - Clemir Queiroga de Carvalho Rocha)

          O Instituto Scientia de Pernambuco esteve presente na 13ª Conferência Internacional de Educação Matemática ocorrida nos dias 29 e 30 de junho de 2011. O evento foi promovido pelo  Interamerican Committee on Mathematics Education (IACME) e contou com a presença de educadores, pesquisadores e especialistas em Educação Matemática dos países do continente americano e outras partes do mundo. Clemir Rocha e José Lourenço apresentaram o trabalho intitulado “Matemática e Arqueologia: O saber ensinado para crianças com superdotação”  
     Esse trabalho além de deixar notável o uso da matemática em atividades lúdicas justapostas a arqueologia e a pré-história,  procura empregar os conceitos de transposição didática de Chevallard adaptando o saber cientifico para o contexto escolar. Além das atividades de enriquecimento extracurricular para superdotados abordadas na teoria de Renzulli. O saber escolar é aquele que consta no plano de aula do professor, caracterizados também pelos temas previstos em programas curriculares das disciplinas, aqueles trabalhados nas escolas e que constam nos livros didáticos. Já o saber científico apresenta-se pelos artigos em revistas especializadas, dissertações de mestrado, teses de doutorado, livros científicos e relatórios técnicos. Entretanto o saber escolar não pode ser entendido como uma mera simplificação do saber científico, mas um conjunto de regras que dependem das relações entre o docente, discente e o saber. 

 
(Coordenador de Atividades Educacionais do Instituto Scientia - José Lourenço Neto)

ORIGEM DO IACME

O Interamerican Committee on Mathematics Education (IACME) foi fundado em 1961 por um grupo de matemáticos e educadores matemáticos de vários países do continente Americano, liderados pelo eminente matemático, Marshall Stone, dos Estados Unidos, que na época era Presidente do International Commission on Mathematical Instruction (ICMI). Desde a sua origem, IACME tem sido uma organização regional associada ao ICMI. O principal objetivo do IACME tem sido congregar educadores do continente americano para melhorar a Educação Matemática, e, especialmente, promover o desenvolvimento de países da América Latina. IACME tem sido uma ponte entre Educadores Matemáticos do Norte e do Sul, e hoje sua visão é mais internacional. As Conferências do CIAEM enfatizam a qualidade acadêmica e científica, focalizando em resultados de pesquisa e propostas que visam o desenvolvimento da Educação Matemática. Desde a sua criação em 1961, a Presidência do IACME foi assumida por: Marshall Stone (1961-1972), Luis  Santaló (1972-1979), Ubiratan D’Ambrosio (1979-1987), Eduardo Luna (1987-1995), Fidel Oteiza (1995-1999), Carlos Vasco (1999-2003), Salett Biembengut (2003- 2007) e Ángel Ruiz (2007-2011).








----------------------------------------------
 Oficina de Mangá 漫画


 
 
 

-------------------------------------------


Participação em Congresso


Participação no I Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação 
IV Encontro Nacional do ConBraSD

 

O Instituto Scientia de Pernambuco esteve presente no congresso do ConBraSD na cidade de Curitiba/PR de 13 a 15 de setembro de 2010 apresentando trabalho. Intitulado “Oficina de arqueologia para crianças com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação em Recife – PE: uma experiência de enriquecimento extracurricular”  teve como objetivo estabelecer conexões entre a arqueologia e a matemática alusivas aos conceitos de tempo, construção de novos conhecimentos da pré-história do nordeste brasileiro não discutidos na escola e abordar esse saber com base no  modelo de Renzulli de enriquecimento Tipo I.   





II Seminário sobre Altas Habilidades/superdotação do Instituto Scientia de Pernambuco



     O auditório do Memorial da Medicina de Pernambuco será palco de um encontro, no dia 18 de dezembro, das 14h às 17h, cujo tema é, de certa forma, ainda desconhecido entre os pais pernambucanos: Altas Habilidades/Superdotação em crianças e adolescentes. O evento será promovido pelo Instituto Scientia de Pernambuco, uma Organização Não Governamental científica sem fins lucrativos fundada em 2008, e cujo campo de atuação está voltado para estudos da inteligência humana com foco na educação inclusiva e altas habilidades/superdotação.
     As pessoas e instituições que comparecerem ao encontro durante a tarde do dia 18 irão participar de dois tipos de eventos simultâneos: o II Encontro de Pais e Mestres de Estudantes com Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação e o III Seminário de Altas Habilidades/Superdotação do Instituto Scientia. Durante o encontro serão promovidas palestras e mesas-redondas sobre o assunto, com objetivos diversos, como suscitar discussões construtivas nas diversas áreas do conhecimento e sensibilizar sobre as crianças que apresentam indicadores de Altas Habilidades/Superdotação; promover o encontro de pais e educadores, para trocarem ideias e discutirem propostas que permitam melhorar o cotidiano desses estudantes; divulgar estudos e iniciativas sobre o tema no âmbito nacional e internacional; apresentar os resultados do I Congresso Internacional de Altas Habilidades/Superdotação e do IV Encontro Nacional do CONBRASD – (Conselho Brasileiro para Superdotação) realizado em Curitiba/PR entre os dias 13 e 15 de setembro de 2010.


 _______________________

¹Clique na imagem para visualizar a programação. 
² Matéria publica do JornalNET da Universidade Católica de Pernmabuco (UNICAP)





Nenhum comentário:

Postar um comentário