Instituições Brasileiras
O Conselho Brasileiro para Superdotação é uma organização não
governamental sem fins lucrativos integrada por pessoas físicas e
jurídicas de todos os estados brasileiros interessadas em contribuir com
a defesa dos direitos das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação.
Os membros da Diretoria, do Conselho Fiscal e da Comissão Técnica são
eleitos a cada dois anos pelos sócios, sendo a sua sede itinerante, de
acordo ao local de residência dos membros da Diretoria eleita. A
Diretoria atual tem membros no Paraná e no Rio Grande do Sul, sendo a
sua sede atual em Curitiba (PR).
A área das altas habilidades/superdotação é relativamente nova no Brasil, e está cercada por muitos mitos que mostram o desconhecimento sobre o assunto no nosso País. Embora se reconheça que os superdotados sejam peças-chave para o desenvolvimento das nações, os esforços feitos no sentido de promover a atualização deste potencial no Brasil ainda são tímidos e ineficientes, atingindo apenas pequena parcela da população.
Reconhecendo esta necessidade e carência, um grupo de profissionais da
área e pais de pessoas com altas habilidades/superdotação reuniram-se,
primeiro em Vitória (ES) e depois em Lavras (MG), em 2002, para a
criação do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD), sociedade
não governamental, sem fins lucrativos, que foi oficialmente fundada em
29 de março de 2003 em Brasília - DF. Sua finalidade é a integração dos
indivíduos mais capazes e o estímulo de suas potencialidades, de modo a
favorecer-lhes a auto-realização e propiciar condições a fim de que se
tornem fator de aceleração para a sociedade.
*Foto: Congresso Internacional sobre Altas habilidades/Superdotação (Setembro 2010 - Curitiba-PR)
http://www.conbrasd.com.br/
http://www.conbrasd.com.br/
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Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Telento em Pernambuco
A
ASPAT-PE - Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento de
Pernambuco, iniciou-se impulsionada pela necessidade de se divulgar mais
sobre o assunto da dotação e talento, principalmente no nordeste, onde é
grande a carência de escolas e/ou profissionais com a capacitação
específica para executar um trabalho voltado para a educação de crianças
dotadas ou talentosas.
Nosso trabalho, por enquanto, é feito via internet, através do envio de informações para todos os associados, pois ainda não temos sede própria. A ASPAT-PE é formada por pais e amigos de crianças dotadas que, como tantos outros, têm dificuldades na educação de seus filhos, principalmente quando chegam à idade escolar. Queremos falar para vocês, pais dessas crianças, que é possível que vocês tenham muito trabalho e preocupação, porém, participar do desenvolvimento de seu filho e estimular seus talentos poderá ser muito gratificante.
Nosso trabalho, por enquanto, é feito via internet, através do envio de informações para todos os associados, pois ainda não temos sede própria. A ASPAT-PE é formada por pais e amigos de crianças dotadas que, como tantos outros, têm dificuldades na educação de seus filhos, principalmente quando chegam à idade escolar. Queremos falar para vocês, pais dessas crianças, que é possível que vocês tenham muito trabalho e preocupação, porém, participar do desenvolvimento de seu filho e estimular seus talentos poderá ser muito gratificante.
Acreditamos que o principal ponto para que os pais se tornarem capazes de ajudar seus filhos é, sem dúvida, estudar o assunto. Por mais que possamos utilizar nossa intuição na educação de nossos filhos (e intuição é muito importante, principalmente porque cada criança é diferente da outra e não existem regras para se educar uma criança superdotada), o conhecimento do assunto é fundamental para que possamos incentivá-los adequadamente.
O estudo também é importante porque entendendo a dotação e o talento
poderemos formar uma parceria com as escolas e profissionais envolvidos
na educação de nossos filhos. Muitas vezes, crianças talentosas são mal
compreendidas pelo fato dos profissionais não terem o conhecimento
necessário sobre o assunto para saberem identificar os "sintomas"
apresentados por estas crianças. Um dos grande mitos sobre as crianças
talentosas é a de que conseguem se desenvolver sozinhas e sem ajuda.
"Muitas crianças talentosas ficam sem incentivo, desestimuladas,
desanimadas e abandonam os esforços e disciplinas necessários para
promover o desenvolvimento de seu potencial; por isso uma boa parte do
talento humano é desperdiçado, mediocrizado ou permanece sem se
desenvolver." (Desenvolver Capacidades e Talentos: Um Conceito de
Inclusão. Zenita Cunha Guenther - Ed. Vozes)
http://www.aspat.kit.net/
Obg pelo artigo ser direto, abordando o crucial. Sugiro incluir links para aprofundamento no assunto; livros; congressos etc.
ResponderExcluirParabéns!